homem e natureza
3ª PERÍODO SERVIÇO SOCIAL DIURNO
A sociedade está diretamente ligada a natureza, o homem não pode existir sem ela, contudo a sociedade não se identifica com a natureza e não pode ser explicada por ela, portanto a sociedade é um ser específico a que cabe a designação de ser social. Para configurar a sociedade humana na base está o trabalho, uma forma de interação com a natureza completamente diferente da reprodução biológica, os meios de trabalho são portanto elementos da natureza que os homens empregam como mediação entre eles e seus objetos de trabalho que são diretamente natureza ou então natureza convertida em matéria-prima, os meios de produção são o conjunto de meios e objetos do trabalho e é fundante ao ser social.
O trabalho é a categoria de base dos homens por atender a necessidade de sociabilidade que é a produção de meios de produção e de subsistência sem o qual nenhuma vida social poderia existir. O trabalhador coletivo incorpora um nível de divisão social do trabalho que o torna internamente heterogêneo.Essa ampliação do trabalho produtivo, relembremos, apenas é possível sob três condições históricas, a primeira é a manutenção nas novas condições históricas como a de que antes o trabalhador controlava a so mesmo e era dono de sua força de trabalho e agora é controlado, a segunda é de a manutenção da sociedade capitalista, da oposição do trabalho manual com o trabalho intelectual que decorre do caráter controlador do trabalho e a terceira está na ampliação do trabalho produtivo de modo a conter outras atividades além da transformação da natureza é ao mesmo tempo um estreitamento dele.
O trabalho é condição para a vida social, o trabalho produtivo é produtor de mais-valia e existe apenas nas sociedades capitalistas maduras. O trabalhador coletivo de trabalho produtivo é derivado da própria natureza da produção material, ou seja, o intercâmbio com a natureza e cabe a ele exercer a função social de converter a natureza