História relação ao pcns
R: Sim. Método sintético : ele estabelece uma correspondência entre o som e a gráfia oral e escrita, que através do aprendizado por letra, ou sílaba e palavra por palavra. Também pode ser dividido em três tipos: O alfabético, o fônico, e o silábico, no alfabeto, o estudante aprende as letras de forma silábica, juntando as consoantes com as vogais. Pra depois formar as palavras que constroem o texto, no fônico conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras unindo do som da consoante com a vogal .
Método Analítico: também conhecido como olhar e dizer, defendem que a letra é um ato global e audiovisual. Partindo desse principio os seguidores do método, começam a trabalhar de linguagem, para depois dividi-las em partes menores. Ex: A criança parte da frase para extrair as palavras, e, depois, dividi-las em unidades mais simples as sílabas. Este método pode ser dividido em palavração, setenciação, ou global. Na palavração, como o próprio nome diz, parte da palavra existe o primeiro contato com o vocabulário em um sequencia que engloba todos os sons da língua, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.
Método alfabético: é o mais antigos do sistema de alfabetização, este método, também é conhecido como soletração, tem como principio de que a leitura parte da decoração oral, ou das letras do alfabeto, e depois, todas as suas combinações silábicas e, em seguida. As palavras, a partir daí, a criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias. Este método, não é indicados nos (PCNS), mas ainda utilizado em diversas cidades do interior do nordeste e norte do país.
Método Fônico: o método fônico, consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método de ensino permite primeiro descobrir o principio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua