contruçao civil
TRABALHO
Profº: Vinícius Carvalho Souza
1
História da Segurança do
Trabalho
EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO
TRABALHO
1900
2006 dC
Idade Contemporânea: desde 1789
Revolução Industrial, formam-se as primeiras organizações ligadas a higiene ocupacional, os primeiros métodos de avaliação são desenvolvidos, estabelecimento dos limites de exposição ocupacional, a higiene ocupacional incorpora-se às ciências humanas.
Idade Moderna: de 1453 a 1789
Especialização do trabalho e dos meios de produção. Primeiras leis e regulamentos ocupacionais e adoção das primeiras medidas de controle efetivas.
Idade Média: de 476 a 1453
Período de estagnação, não há evolução relevante do trabalho, dos meios de produção e da saúde ocupacional.
Antiguidade: de 4000 a.C. a 476 d.C.
Evolução e aprimoramento do trabalho e das ocupações, identificação das primeiras intoxicações ocupacionais e surgimento das primeiras medidas de prevenção.
Pré-história: até 4000 a.C.
Início da história do trabalho e das ocupações e, por conseqüência, das exposições humanas aos agentes ambientais.
EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO
TRABALHO
Pré-história
• Há 10 mil anos a.C.: o homem neolítico inicia a produção de alimentos e fabrica artigos de pedra e marfim, cerâmica e tecidos. Inicia-se a história das ocupações. • Há 5 mil anos a.C.: Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro. Surge a metalurgia.
EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO
TRABALHO
Pré-história
• 2000 a.C.: Código de Hammurabi
Se o construtor edifica uma casa para um comitente sem dar-lhe suficiente resistência, de tal sorte que a casa se desmorone e ocasione a morte do dono: o construtor será executado.
Se o desmoronamento ocasionar a morte de um filho do dono: deverse-á executar um filho do construtor. Se perecer um escravo do comitente no desmoronamento: o construtor dará um escravo de valor equivalente.
EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO
TRABALHO