Crescimento e Desenvolvimento Social Brasileiro
INTRODUÇÃO
Atualmente o tema crescimento e desenvolvimento social, tem sido alvo de discussões, não só no Brasil, mas em todo mundo, visto que esta é uma preocupação mundial. É um tema bastante amplo, pois engloba vários conceitos e indicadores sobre a questão econômica e social de um país. Segundo Avelar et al (sd) esses indicadores formam um conjunto de fatores que visam determinar o desenvolvimento econômico e social, buscando a igualdade social.
Desenvolvimento é mais que somente crescimento econômico, é um conjunto de fatores que determina o desenvolvimento econômico e o social, que devem caminhar juntos a fim de evitar as desigualdades, que assolam os países em vias de desenvolvimento (AVELAR et al sd, sp).
O crescimento e o desenvolvimento social implicam em mudanças na sociedade não apenas na parte econômica, mas também se refere a investimentos, produtividade e reflete e nas condições sociais da população. Conforme ressalta Avelar et al (sd),
Por trás desses dois termos, estão inseridos vários conceitos, como acumulação de capital, acréscimos do produto por trabalhador, aumento nos níveis de poupança e investimentos, melhores condições de vida, baixas taxas de natalidade e mortalidade entre outros respectivamente (AVELAR et al, sd, sp).
O presente trabalho tem por objetivo descrever o crescimento e desenvolvimento social brasileiro tendo como fundamentos o PIB, a inflação, a instabilidade econômica e seus efeitos a curto e longo prazo para o Brasil, e a influência dos resultados de 2013 para o ano de 2014. Pois o crescimento é reflexo de diversos fatores.
Segundo Conceição (2002),
Isto implica reconhecer que crescimento não é redutível apenas a aumentos no produto per capita, mas decorre da manifestação de um processo dinâmico com fases sucessivas de início, meio e fim, intermediadas por mudanças, transformações ou mutações no nível da atividade produtiva. Tais mudanças são de