Os avanços impostos pelos PCNs no ensino de historia para a educação infantil e também como as dificuldades ainda persistem.
De acordo com a bibliografia dos autores e a experiência relacionada à disciplina de historia na Educação Infantil, os avanços trazidos pelo o PCN, fez com que a disciplina fosse vista, redimensionada e adicionada na grade curricular do ensino, tanto na educação infantil como nas series iniciais, de modo que, esta, seja ensinada no eixo temático com a história local e do cotidiano. E através da leitura dos textos acima citados nos propulsiona a uma reflexão, construir um conhecimento sobre os documentos que hoje são referencias para a educação do nosso país. E na busca de construir uma escola democrática, com um projeto pedagógico elaborado com a participação de todos os membros envolvidos no processo educativo, e pautados nas informações, da qual visamos fazer escolhas conscientes e benéficas para todos os cidadãos.
Os PCNs têm como objetivo, apoiar a execução do trabalho dos profissionais da educação, constituindo um referencial com a função de orientar e auxiliar o docente, porém é preciso que os Parâmetros Curriculares Nacionais, não sejam apenas modelo curricular homogêneo e imposto. Mas que ele deve levar em conta as diferentes formas de inserção sócio-politicos e cultural, adequando-se as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas, políticas e igualdade de direitos entre os cidadãos, garantindo o ensino/aprendizagem essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos.
E os avanços vieram com a transformação e a implantação da nova escola renovada, exigida pelo o PCNs que estabelece novos métodos, novas didáticas, propostas e conceitos de ensino com relação à disciplina de historia que sofreu transformações desde que foi incluída no currículo escolar. A experiência, acima pode ser tomada como exemplo, de acordo com que foi estabelecido pelo PCN, o