Representação da áfrica e do negro no livro didático de história
Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia Associação Classista de Educação da Bahia Faculdade da Cidade do Salvador
GENILZA SENA DIAS
REPRESENTAÇÃO DA ÁFRICA E DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
SALVADOR 2010
GENILZA SENA DIAS
REPRESENTAÇÃO DA ÁFRICA E DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Monografia apresentada à Faculdade da Cidade do Salvador ACEB/FETRAB, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em História Social e Cultura Afro-Brasileira sob orientação do Profº. Dr. Fernando Reis do Espírito Santo.
SALVADOR 2010
Dedico este trabalho primeiramente aos meus pais, que me deram sempre todo amor e apoio e são o melhor exemplo para seguir. Dedico também a todos que amo. Ao meu esposo Edilton e meus filhos: Pedro e Ana Teresa e aos que me ajudaram de alguma forma nesta caminhada. A todos aqui citados, só me resta agradecer. Obrigada por serem parte de minha vida!
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas interessantes e amigas, mas também por ter vivido fases difíceis, que foram matérias-primas de aprendizado.
À professora Isabel Cristina Costa pela sensibilidade que a diferencia como educadora, pela amizade, por sua disposição e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.
À professora Siomara Moreira pela amizade, confiança e apoio que foi decisivo para a conclusão deste curso.
Ao professor e orientador Fernando Reis por seu apoio e inspiração no amadurecimento dos meus conhecimentos e conceitos que me levaram a execução e conclusão desta monografia.
Aos amigos e colegas, em especial, ao professor Lionardo Bispo por estarmos juntos nesta caminhada e compartilharmos mais esta conquista.
―[...] Não estou tentando dividir. Ao contrário, a luta contra o racismo é uma forma de unir as pessoas. O racismo não é problema dos negros,