História Psicologia
As indagações, questões e debates sobre as ideias psicológicas vem desde os tempos mais antigos. Já com os primeiros homimídeos, que não tinham grandes expectativas de vida, eram expostos às mais diversas dificuldades e perigos, indubitavelmente precisavam de consolo, tranquilidade, empatia e orientação. E onde há procura, há provisão. Certamente existiram pessoas, sob as mais diversas variações de nomes (xamãs, feiticeiros, curandeiros e videntes), que ofereciam um serviço de natureza psicológica.
2- Como trabalhava os profissionais de psicologia popular dos EUA do sec. XIX? Quais eram os métodos empregados por eles? Se possível dê exemplos.
A psicologia popular do séc. XIX possuía pouca ou nenhuma base filosófica ou científica dentre as práticas utilizadas, destacavam-se a FRENOLOGIA e a FISIOGNOMONIA. A primeira defendia a tese de que nossas funções cerebrais e características de personalidade causavam alterações no formato do crânio. A segunda desenvolvia um estudo da personalidade e aptidões do indivíduo através do estudo do formato do queixo, nariz, olhos e etc. Ambos foram criticadas, pois deram margem a teorias racistas e preconceituosas.
3 – Como trabalhavam os frenologistas? Descreva o que eles faziam em termos práticos e teóricos.
Os frenologistas defendiam que nossas funções cerebrais e características de personalidade causam alterações no formato do crânio. Eles examinavam e apalpavam o crânio de seus clientes e faziam diagnóstico da personalidade com recomendações aos clientes.
4 – Quais eram as principais questões ou temas de pesquisas dos neurologistas do Séc. XIX?
A maioria das pesquisas eram realizadas com estudos anatômicos com cérebros sadios.
5 – O que Broca descobriu?
Broca descobriu a área do cérebro no lombo frontal responsável pela parte da linguagem.
6 – Faça um resumo da