História da Psicologia
Av. Rocha Pombo, 2005, Cascavel – Paraná - CEP: 85816-540
Tel.: (45) 3328-1407 Curso de Psicologia – 1º Ano/ 2° Fase.
A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Trabalho desenvolvido na disciplina de “História da Psicologia” do 2° período, sobre orientação do professor Vinícius.
Bruna Borges - RA: 9851501868
Cascavel, 26 de Novembro de 2014
O início formal da Psicologia fica em 1879, e cada escola de pensamento fala sobre o meio e o contexto social da época e sua evolução até os dias de hoje. Cada escola é resultado da evolução ou divergência da ordem predominante e inspirou pontos de vistas opostos e desafiadores. Em volta dos séculos XVIII e XIV é o período extraordinário que forma o contexto do surgimento da Psicologia moderna as metodologias em busca das respostas e os tipos de questionamentos acerca da natureza humana, as técnicas empregadas que diferenciam a antiga disciplina filosófica da Psicologia moderna e marcam o aparecimento da Psicologia como um campo de estudo independente e essencialmente científico.
As sucessões de guerras ocorridas na Europa, na 1º metade do século XX, favoreceu o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados Unidos, com a vinda para esse país de muitos cientistas Europeus, principalmente os de origem judaica. Na Europa havia um olhar da Psicologia da Gestalt, essa veio trazendo todo seu conhecimento para os Estados Unidos onde havia campo para se trabalhar, já nos Estados Unidos tinha sido implantado o behaviorismo de Watson e tinha toda uma construção no modo de vida e filosofia americana de ser.
Essa imigração também ocorreu no Brasil, mas em menor escala, com a vinda de Psicanalistas judeus por influência de Ernest Jones