historia da psicologia
CEUMA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
HISTÓRIA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL E NO OCIDENTE
SÃO LUÍS-MA
2013
HISTÓRIA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL E NO OCIDENTE
Trabalho apresentado á disciplina de psicologia social do 1°semestre do curso de Serviço Social orientada pela professora Rosimery Leão, da Universidade Ceuma do Maranhão.
São Luís-MA
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a história da Psicologia Social no Brasil e no Ocidente, e sob critérios constituídos para os relatos históricos que quase sempre se resumem ao mundo dos autores e das idéias e não ás instituições e fatos que marcaram os destinos e trajetórias da Psicologia Social no Ocidente. Abordaremos também o florescimento da psicologia moderna como fenômeno caracteristicamente norte-americano, embora suas raízes sejam superiores. Seguindo por essa lógica, no Brasil a importância de associações, instituições e fatos relevantes que marcaram o surgimento da Psicologia Social no país.
ALGUMAS RÁPIDAS PALAVRAS SOBRE: “HISTÓRIA”
Existe varias formas de se contar histórias, se nos prendemos ás pessoas reais ou imaginárias a história de determinada idéia, ganha contornos inimagináveis. Por exemplo, os norte-americanos são mestres nisto, basta passarmos rapidamente os olhos na história dos Estados Unidos para percebermos a enorme habilidade de transformações de sujeitos simples em mártires. Por outro lado, se nos prendemos a fatos, instituições ou acontecimentos, a história ganha novos limites, novas cores e texturas.
Assim de imediato algumas questões serão colocadas como: a perspectiva determinista-linear de história se encontra em xeque. A relação entre passado (determinado) o presente (que determina) e o futuro que