Pesquisa e Prática profissional - A Escola
É sabido que a teoria e a prática andam lado a lado. A constante busca por novos conhecimentos e os mais indicados métodos de utilização dos mesmos são práticas constantes na vida de um docente. Partindo dessa premissa, a pesquisa surge como eixo articulador que impulsiona a prática profissional. No que tange o profissional da educação, a pesquisa tem papel fundamental capaz de auxiliar sua prática diária.
Nessa perspectiva, este relatório de pesquisa cumpre o papel de apresentar à UTA Fundamentos Pedagógicos –Fase 2, os registros de atividades desenvolvidas durante o período de observação, realizadas na Escola Municipal Perpétua Marques, situada à Praça Florêncio Gomes, s/n, centro, Ilhéus- Bahia, no período de 26/11/13 a 03/12/13. As referidas observações são pré-requisitos de avaliação da disciplina Pesquisa e Prática Profissional - A Escola.
Dessa forma, descreveremos as ações desenvolvidas nesta etapa com o intuito de salientar a importância da observação da instituição escolar para nosso crescimento intelectual enquanto futuras educadoras, pois é sabido que as modificações na educação partem do pressuposto que os educadores precisam estar preparados, sobretudo intelectualmente; abertos aos diálogos e dispostos a investigar o mundo que os cerca.
Sustentando tal ponto de vista, Grochoska (p.128, 2012) afirma que “o professor deve estar preparado tanto teoricamente quanto em sua prática para interagir de maneira conjunta em diversos elementos que compõem a dinâmica escolar.” Diante disso, os objetivos da pesquisa são conhecer o espaço escolar, bem como a estrutura e a organização do espaço físico, reconhecer os instrumentos normativos de regem a instituição escolar e avaliar a organização do trabalho pedagógico.
A metodologia utilizada nesta etapa foi constituída por visitas à referida escola com o intuito de coletar dados sobre a organização da instituição escolar, tanto no aspecto físico quanto nos aspectos que