pesquisa e pratica profissional " a escola'
1. INTRODUÇÃO
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR
Observamos em nosso período de observação na Escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon, como decorre o processo de uma organização num espaço escolar.
A escola se caracteriza como um espaço de relações e produção de conhecimento científico, buscando sempre exercer um papel na sociedade que pressupõe o entendimento do que queremos da educação e onde queremos chegar como sociedade.
A partir dessa preposição em que se percebe a instituição escolar numa constante dinâmica de construção, onde os sujeitos escolares (alunos, docentes, comunidade, pedagogo, funcionários, entre outros) são elementos significativos para a definição da organização escolar, pois cada um se interpõe nas ações coletivas a partir de suas vivências individuais.
São muitos os fatores que contribuem no encaminhamento da organização escolar, assim podemos citar o Projeto Político Pedagógico (PPP), que é um documento norteador para as funções e ações do pedagogo no contexto escolar, que são: a concepção de educação, metodologia do trabalho pedagógico, currículo escolar, avaliação escolar, formas de gestão, entre outros, que compõem o projeto educativo de ensino.
Sendo também o regimento interno e avaliação institucional, consideradas estratégias fundamentais no processo de organização escolar.
Falar de organização escolar pressupõe uma institucional, uma referência direta à “escola”, espaço social concreto no qual se efetivam práticas educacionais. Estas práticas são realidades interconectadas, estruturadas e dinâmicas, e, portanto, complexas e contraditórias, transcendendo, em muito, os muros escolares e seu universo imediato.
2. DESENVOLVIMENTO
O PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
A escola se caracteriza por um espaço onde é desenvolvido um trabalho educativo de produção e conhecimento desenvolvido para a formação integral do aluno.
Nela estão inseridas os sujeitos