Estudante de Analíse e Desenvolvimento de Sistemas
O que é a RAM? Memória de acesso aleatório, volátil, que permite tanto leitura como gravação e regravação de dados.
Qual o papel da RAM? O processo começa quando se insere um comando no teclado. O CPU interpreta o comando e manda o disco rígido carregar a aplicação ou o comando para a memória. Assim que os dados estejam em memória, o CPU pode aceder aos mesmos muito mais rapidamente do que se os recebesse do disco. Este processo de colocar dados que o CPU necessite num lugar em que lhes pode aceder mais rapidamente é similar ao facto de nós metermos todos os dados relativos a um trabalho dentro da mesma pasta, é mais fácil chegarmos ao que queremos, e já sabemos onde está, evitando de procurar em todo o trabalho.
Tipos:
1. SRAM (Static RAM): memória RAM estática, ou seja, é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo).
Assynchronous SRAM: memória SRAM que não necessita de sincronização com o clock do sistema (system clock). Embora seja rápida, em freqüência de operação acima de 33Mhz, necessita utilizar wait states. Eram muito utilizadas para formar a cache de processadores 386, 486 e 586, bem como em aplicações que não exigiam clocks muito elevados.
Synchronous SRAM: Também conhecida como SyncBurst ou Flow-Through SRAM, é uma memória RAM estática que necessita de sincronização com o clock do sistema para funcionar corretamente. É a melhor memória estática síncrona para aplicações que utilizam até 66MHz como freqüência de operação, pois não é preciso utilizar wait states.
2. DRAM (Dynamic RAM): Memória RAM dinâmica que, além de precisar de alimentação constante, necessita de atualizações periódicas (refrescamento) para não perder suas informações. O sistema utiliza essa memória para temporariamente guardar programas, dados e processar informações que são