35353553
8162 palavras
33 páginas
MedicamentoMedicamento são fármacos usados para prevenção e proteção a vida , o conjunto de um ou mais fármacos, são usados numa determinada fórmula química, com o objetivo de ser administrado e produzir efeitos de tratamento, de prevenção ou diagnóstico de doenças e também de modificar determinadas funções orgânicas.
Agindo no sistema estimulando ou impedindo reações químicas, os medicamentos têm por vezes para além do efeito desejado, consequências adversas que podem ou não ser previsíveis. As primeiras destas reações adversas estão relacionadas com a ação química do medicamento enquanto que as reações não previsíveis se devem mais a alterações genéticas, a reações alérgicas ou à formação de anticorpos que prejudicam os tecidos. Estes fatos são só por si razões suficientes para se ponderar nos perigos da auto medicação e são também o motivo que leva muitas pessoas a procurar alternativas à medicina convencional. Consideram muitos que os medicamentos usados em algumas medicinas alternativas, não representam grande risco para os consumidores, para além de que os riscos são perfeitamente controláveis pelo próprio. Esta situação, contudo, só é possível certamente pelo fato da regulamentação sobre os chamados "medicamentos naturais" ser escassa ou inexistente, uma vez que os riscos existentes para os consumidores, podem também ser grandes.
O aparecimento de novas doenças ou o ressurgimento de algumas antigas com micróbios mais resistentes, é um problema que preocupa os cientistas e a comunidade em geral. Consideram os cientistas que as causas mais prováveis para o aparecimento de micróbios multi-resistentes são o uso inapropriado de medicamentos e a prescrição de terapias inadequadas. Por vezes, o longo tratamento a que o doente está sujeito e o preço exorbitante dos medicamentos ou a simples negligência do doente ao não cumprir as indicações médicas, permitem ao micróbio causador da doença , ganhar mecanismos de