História nas atuais propostas curriculares
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI
CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA
VANESSA DE CÁSSIA PANICK LOPES / MATRÍCULA: 58594
FICHAMENTO
HISTÓRIA NAS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES
CIRCE MARIA BITTENCOURT
RIO GRANDE / RS
10/ 2012 BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História nas atuais propostas curriculares. In.:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
Página
Citações do autor
Minhas Percepções
100
“A série de reformulações curriculares na década de 90 do século XX não foi um fenômeno nacional. Outros tantos países também sofreram mudanças em seus currículos oficiais [...] como as dos países integrantes do Mercosul [...].”
Os currículos estavam de adequando à nova realidade, e exigências, o país passava pela reabertura política, após anos de ditadura, assim como nos países da América Latina, e precisavam organizar conteúdos que permitissem uma compreensão dos alunos e também reflexão sobre esses.
102 - 103
“No Brasil, as reformulações curriculares [...] da década de 80 [...] com enfoques voltados para uma formação política que pressupunha o fortalecimento da participação de todos os setores sociais no processo democrático.”
103
“ Para os currículos do ensino fundamental e médio foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sob uma orientação internacional oriunda de pressupostos da psicologia da aprendizagem piagetiana.”
105
“... havia os defensores da ideia de que a escola deveria fornecer os mesmos conteúdos das demais escolas da elite, servindo o domínio desses conteúdos tradicionais como instrumento para o exercício da plena cidadania. [...] A apropriação dos conteúdos das ‘escolas da elite’ pelas classes populares fundamentava a ‘pedagogia dos conteúdo’, essa tendência ofereceu orientações para várias reformas iniciadas nos anos 80.”
As divergências entre as