Trabalho de História
Nos anos 70, era considerado como mudanças, apenas adequar a um reduzido conhecimento histórico, resumido e simplificando sem alteralos, principalmente nas escolas
Estaduais.
O currículo brasileiro segue modelos externos, principalmente os da França, para o ensino de História.
As propostas curriculares visa a tarefa de educar para competir no mercado de trabalho. As propostas mais recentes tem procurado concentrarse na relação ensino e aprendizagem, e não mais exclusivamente no ensino como anteriormente.
Na década de 80, houve um debate para a homogeneização do currículo. As divergências sobre conteúdos escolares ainda existe nas escolas.
A tecnologia tem papel relevante no ensino, a mídia televisiva precisa ser transformada em objeto de estudo, se pretendemos evitar um ensino alienado ou meramente informativo. Utilizar informações da mídia televisiva ou da internet é fundamental na escola, mas por outro lado, podem criar pessoas alienadas, Desse modo devese proporcionar uma analise critica das informações. E ainda assim não podemos ignorar que existe um compromisso pedagógico.
A partir da década de 80, criaramse varias propostas curriculares de História para o ensino fundamental e médio, os quais circulam pelos estados e municípios além PCNs.
O ensino de História está presente em todos os níveis de ensino. As formulações para o ensino de História a partir das séries iniciais sofrem variações, as comemorações e festas comemorativas ainda permaneceram, mas serão introduzidos outros representantes da sociedade brasileira. Os PCNs de