Hist Ria Nas Atuais Propostas Curriculares P
Metodologia de História.
Resumo de: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História nas atuais propostas curriculares. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes.: Ensino de História: fundamentos e métodos 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Ensino de História. Propostas curriculares. Tecnologia.
Ao longo do tempo, o ensino no Brasil têm sofrido mudanças, dentre elas, as propostas curriculares destacam-se. Mas o que dizem essas propostas, se tratando do ensino de História? As mudanças trazidas têm sido significativas na aprendizagem?
Primeiramente é preciso perceber o alcance e significado dessas propostas, tendo em vista que possuem uma relevância mundial, com dimensões políticas e sociais. Partiram essas propostas, no “novo” sistema mundial econômico, o capitalismo, que direcionou a educação para seus princípios e necessidades. Necessidades essas, concebidas por países desenvolvidos, mas quando esses currículos passam a serem trabalhados em países mais carentes, muitas vezes tornam-se contraditórios: Os países não desenvolvidos possuem uma extrema heterogeneidade (migração) nas escolas, sendo assim, os currículos deveriam apresentar-se flexíveis a atender essa não homogeneização.
No Brasil, as reformulações curriculares iniciaram-se na década de 80, com o objetivo de fortalecimento da democracia, e com o comprometimento do MEC elaborando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A Tendência desses currículos direcionou-se para a psicologia de aprendizagem piagetiana que não é nova mas sobre um novo olhar de educadores , denominou-se construtivismo e influenciou muitos países.
Existem diferentes formas de produzir currículos e diferentes sujeitos que o produzem, atualmente estudos sobre educação direcionaram muitas mudanças, destacando-se a concepção de Conteúdo. Na década de 80, o debate sobre quais conteúdos deveriam ser alterados/mantidos gerou divergência: De lado, a ideia de que deveria ocorrer a apropriação dos conteúdos das “ escolas da