capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de historia
Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros
Trabalhos e Monografias
Gerador de Citação
Mais
Página Inicial » História
Resumo do artigo . Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história de Circe Bittencourt
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por merielli11, nov. 2013 | 2 Páginas (410 Palavras) | 13 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
ME CHAME TALVEZ...
Envie
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: Bittencourt, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, p. 11-27.
A autora Circe Bittencourt fala sobre capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de historia, ela inicia o texto explicando que a historia voltou a ser como uma disciplina autônoma após o regime militar, ou seja, antes do regime militar no Brasil, a disciplina de historia era considerada, disciplina de estudos sociais, cujo conteúdo era mais tradicionaom o fim do regime militar as formas pedagógicas de se ensinar Historia foram modificadas, pois a escola deixou de ser elitista e passou a ser para todos.
Nessa época a sociedade era totalmente consumista, o que fazia com que tudo se transformasse com muita rapidez, fazendo com que os alunos vivessem muito para o presente sem pensar no passado, sem conectar que o que aconteceu no passado construiu o que acontece nopresente.
Outro aspecto abordado pela autora é o conflito que existe entre os dois tipos de currículo. O currículo normativo que é escrito pelo ministério da educação e secretária da educação, que seria o currículo oficial e o currículo interativo que seria o currículo da sala de aula, uma adaptação do currículo normativo que é usado no dia a dia em sala de aula.
A autora deixa claro que a disciplina de historia é ligada aos objetivos da sociedade, ou seja, se a transformação nesses objetivos, automaticamente a historia muda.
A