sociologia livro
Secretaria de Estado de Educação
CURRÍCULO MÍNIMO
SOCIOLOGIA
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
MÍNIMO
SOCIOLOGIA
Currículo
Apresentação
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro está elaborando o Currículo Mínimo da nossa rede de Ensino. Este documento serve como referência a todas as nossas escolas, apresentando as competências, habilidades e conteúdos básicos que devem estar nos planos de curso e nas aulas.
Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensinoaprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre. Com isso, pode-se garantir uma essência básica comum a todos e que esteja alinhada com as atuais necessidades de ensino, identificadas não apenas nas legislações vigentes, Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, mas também nas matrizes de referência dos principais exames nacionais e estaduais. Considera-se também as compreensões e tendências atuais das teorias científicas de cada área de conhecimento e da Educação e, principalmente, as condições e necessidades reais encontradas pelos professores no exercício diário de suas funções.
Esta orientação curricular deve ser aplicada em conformidade com as legislações educacionais vigentes que contemplam aspectos da História e da Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena (Leis 10.639/03 e
11.645/08). Ao conceber a escola como espaço de (des)construção de discursos e local privilegiado de reflexão sobre as contradições sociais, busca-se fortalecer a implementação das diretrizes nacionais a partir da inclusão de sugestões pontuais e concretas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que assegurem a sociodiversidade brasileira.
O Currículo Mínimo visa estabelecer harmonia em uma rede de ensino múltipla e diversa, uma vez que propõe um ponto de partida mínimo — que precisa ainda ser elaborado e preenchido em cada escola, por cada professor, com aquilo que lhe é específico,