resenha Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História
NOME DA DISCIPLINA
NOME DA PROFESSORA
Márcia Cristina Martins batista 6º Pedagogia
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
Para se ministrar o ensino da matéria de historia é necessário que o e professor tenha fundamentado em si, a importância de se ensinar a matéria, passar para seus alunos jovens que vive no atual momento histórico, onde o presente é priorizado , que o estudo do passado se faz necessário para compreensão do contexto histórico e social atual ,estudo esse que possibilita avanços e mudanças na atual sociedade e para compreensão e formação de um cidadão critico.
Após o final do regime militar se fez necessário repensar o currículo, já que também a escola deixou de ser apenas para a elite e passou a ser aberta para massa da população.mediante a essas mudanças o ensino de historia passou de apenas um estudo da natureza e da sociedade para defender os interesses e objetivos da sociedade ,como para formação nacional do indivíduo ,intenção essa criticada pelo movimento neoliberalista que diz que é necessário que o aluno se identifique como sujeito histórico ,para que seja critico,conceito esse possível de desenvolver a partir da mediação do conteúdo histórico nacional e mundial para formar em si o censo critico .
BITTEMCOURT fala tambem dentro deste conceito de se repensar sobre a existencia de dois curriculos, preativo e interativo,o preativo é organizado e escrito por aqueles que estão no poder relacionado a educação, curriculo que não tem participação dos educarores, o curriculo interativo é aquele que é desenvolvido em sala no seu dia-a-dia, é neste momento que segundo a autora que deveria ter a intenção de formar e passar o conhecimento ao educandos de cidadãnia.
Ao aborda a questão do capitalismo a autora fala tambem sobre as novas proposta onde os