História em Quadrinhos e Língua Portuguesa
Francisco José Soares da Fonseca (Aluno do 5º semestre de Pedagogia da Faculdade Ateneu)
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade apresentar a importância e a utilização da ferramenta História em Quadrinhos (HQ) no contexto escolar enquanto recurso didático facilitador no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa. Para a concretização da pesquisa realizamos uma intervenção pedagógica na forma de observação participante em sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Francisco Nunes Cavalcante. E com os dados obtidos foi possível concluir a eficácia das HQs enquanto recurso mediador para a assimilação dos conteúdos gramaticais da disciplina Língua Portuguesa.
Palavras-chave: História em Quadrinhos; Ensino-aprendizagem; Língua Portuguesa.
1 INTRODUÇÃO
Com o intuito de dinamizar as aulas de Língua Portuguesa muitos educadores lançam mão, além dos livros didáticos e das gramáticas, dos mais diversos recursos disponíveis com o intuito de otimizar o desempenho e o rendimento de seus alunos. E dentre os recursos existentes as Histórias em Quadrinhos (HQs), popularmente conhecidas no Brasil como Gibis, tem-se mostrado como uma ferramenta eficaz e produtiva para a assimilação e compreensão dos conteúdos programáticos do estudo de nossa língua. Para investigar o fenômeno, traçamos a seguinte pergunta problematizadora:
Qual o papel das Histórias em Quadrinhos enquanto recurso facilitador para aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa?
Assim sendo, nossa pesquisa tem por objetivos:
Geral:
Verificar a contribuição das HQs na compreensão do estudo de Língua Portuguesa.
Específicos:
Investigar na literatura pedagógica o uso das HQs como conteúdo didático de apoio ao ensino de Língua Portuguesa;
Caracterizar as HQs como recurso facilitador nas aulas de Língua