anatomia
É constituído pelos tratos respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas da pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. O ar entra no sistema respiratório através das narinas, que conduzem ao vestíbulo do nariz que contem pelos para reter as maiores partícula que podem entrar no sistema respiratório, o septo do nariz divide a cavidade do nariz em câmaras direita e esquerda. As paredes laterais que são irregulares são formadas pelas conchas nasais superiores e medias do osso etmoide e pelas conchas nasais inferiores. Entre as laminas formadas pelas conchas estão os recessos chamados meatos superiores, médios e inferiores, o assoalho do nariz é formado pelo palato duro e palato mole, palato separa a cavidade do nariz da cavidade da boca, cavidade do nariz abre posteriormente na nasofaringe através das coanas, os seios paranasais abrem-se nas cavidades do nariz são espaços aéreos localizados nos ossos frontal, maxilar, etmoide e esfenoide. Os ductos nasolacrimais são responsáveis por drenar os fluidos (lagrimas) da superfície dos olhos e também da cavidade do nariz. A mucosa tem um extensivo suprimento sanguíneo que aquece o ar inalado.
Depois passa pela faringe que um tubo que serve tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestivo, a faringe é dividida em três partes, parte nasal da faringe (nasofaringe), parte bucal da faringe(bucofaringe) e parte laríngea da faringe (laringofaringe).
A laringe conecta a laringofaringe com a traqueia, o ar que vai para os pulmões ou dele é proveniente passa através da laringe. A traqueia é um tubo de 2,5cm de diâmetro e