história econômica geral
Responda as questões abaixo:
1. Comente sobre as alterações ocorridas no sistema capitalista, no período compreendido entre 1914-1950.
No período que se entende de 1914 a 1950, o sistema econômico capitalista passou por uma série de eventos, que somado, refletem uma crise de crescimento e desenvolvimento: o capitalismo passa de sua fase de “juventude” para a fase “adulta”.
O sistema capitalista também passa por um teste, passando por duas guerras mundiais e dois períodos de reconstrução.
Neste período também ocorre uma marco muito importante: o fim da hegemonia europeia e o início da hegemonia norte-americana.
No final da década de 1940 o imperialismo formal acaba por se esgotar, isso ocorre pelo próprio desenvolvimento natural do sistema capitalista.
No mesmo período em questão, duas tendências se consolidam após a segunda revolução industrial: o intervencionismo estatal e a concentração monopolista de capital. Tais tendências assumem importância capital, auxiliando o sistema a superar sua crise de crescimento.
2. A Primeira Grande Guerra ocorreu no período compreendido entre 1914-1918 e, embora os motivos políticos-ideológicos, as principais razões para a guerra foram de ordem econômica. Comente sobre esta razões econômicas. (Cite e explique as principais).
O principal fator que contribuiu para a guerra, foi o choque interesses, e o imperialismo. As grandes potências europeias estavam focadas em expandir suas economias e seus domínios, provocando cada vez mais a disputa por territórios, e pela supremacia.
A situação ficou complicada, quando a Alemanha despontou como nação forte, após a unificação e industrialização acelerada, que ocasionou em duas alianças rivais: Tríplice Entente: Impérios Britânico, Russo e República Francesa se uniram para fazer frente à política expansionista de outro bloco; e a Tríplice Aliança, constituída pelos Impérios Alemão, Italiano e Austro-Húngaro, a Itália acaba a guerra no lado da