História econômica geral
O Teste do Capitalismo, cap 8. In: História Econômica Geral.
9 ed. - São Paulo: Editora Contexto, 2007
Cyro de Barros Rezende Filho nasceu na cidade de São Paulo. Estudou Administração de Empresas na FGV e História na FFLCH/USP, onde se doutorou. Morou alguns anos em Londres, e lá estudou economia europeia contemporânea. Em 1988, transferiu-se para Taubaté, SP, onde leciona História Antiga e Medieval e faz parte, desde 1999, do Mestrado de Ciências Ambientais da Unitau. Também é coordenador do curso de pós-graduação em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo (Unitau) há 10 anos. É autor dos livros Guerra e guerreiros na Idade Média, História econômica geral e Economia brasileira contemporânea, da Contexto.
No capítulo oito “O Teste do Capitalismo”, o sistema capitalista passou por uma série de eventos conjunturais e ilustram a passagem do capitalismo da “juventude” para a idade “adulta”. Esse período submete-o a um verdadeiro teste, através de duas guerras mundiais, dois períodos de reconstrução econômica, uma longa década de profunda depressão econômica geral, a diminuição de seu espaço geográfico pela implantação de soluções econômicas alternativas, o fim da hegemonia europeia sobre a economia-mundo sendo substituída pelos Estados Unidos, o fracasso das tentativas de imposição de posições dominantes pela via do imperialismo, o fim do imperialismo informal, e o intervencionismo estatal e a concentração monopolista do capital assumem importância capital no sentido de auxiliar o sistema a superar sua crise de crescimento.
As razões da Primeira Guerra Mundial foram de ordem econômica, devido a busca agressiva por mercados de investimentos privilegiados, e o enorme crescimento econômico da Alemanha que ameaçava transformá-la na potência hegemônica europeia. O resultado disso foi a desorganização do comércio internacional, a provocação de destruições sem precendentes, o deslocamento da área central do sistema capitalista da Europa para os