História Economica Geral
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
WENEDDY DA SILVA ALVES
Impactos Econômicos da Primeira Guerra Mundial
Conhecida como a Grande Guerra, a Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918. O conflito entre a Tríplice Entente, liderada pelo Império Russo, Império Britânico e também pela França até o ano de 1917, ano em que os Estados Unidos, antes participando apenas como fornecedor, vendo seus investimentos entrarem em perigo, não teve alternativa a não ser entrar militarmente no conflito, atitude esse que acabou mudando o destino da guerra e consagrando a vitória da Tríplice Entente, derrotando as Potências Centrais, lideradas pelo Império Alemão, Império Turco-Otomano e Império Austro-Húngaro.
O mundo pós-guerra foi de grandes perdas económicas e de enormes gastos com o esforço de guerra, lançando muitos países em sérias crises. A Europa passou por um período de dependência económica e também de instabilidade política, perdendo a sua posição de destaque que ocupava no panorama mundial, ficando completamente desorganizada, com graves problemas no setor agrícola e industrial.
Estados Unidos e Japão foram beneficiados pelo fim da guerra. Os EUA viram suas reservas de ouro aumentar tendo em suas mãos cerca de metade do ouro mundial disponível. Este poder económico permitiu ao país substituir o controle financeiro dos europeus do mundo com o Tratado de Versalhes. O Japão se beneficiou do afastamento dos concorrentes europeus contribuindo para estimular e a diversificar sua indústria.
A Alemanha considerada a grande responsável pela guerra, sofreu as mais pesadas sanções do Tratado de Versalhes, tendo que pagar 22 milhões de marcos/ouro como reparação dos danos às populações civis. Os alemães viram sua economia em decadência e altos índices inflacionários. Esse contexto de declínio contribuiu para que Itália e Alemanha fossem