etica na negociação
CURSO: LOGISTICA / 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A Ética nas Negociações
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
No conceito de ética na negociação, destacando-se os motivos que levam á conduta antiética nos processos de negociação, descreve-se a aplicação da ética nas negociações empresariais, analisando o papel da empresa para com a sociedade, bem como ilustrando o seu código de ética, de acordo com suas responsabilidades organizacionais, globais, de mercado e aqueles referentes ao local de trabalho.
Outros fatores subjacentes á discussão ética são a predominância dos interesses econômicos e o emprego excessivo de métodos quantitativos no processo decisório deixando em segundo plano as questões morais, difusão de uma mentalidade em que a ciência e a técnica são encaradas.
A falta de ética passou de doença crônica a doença aguda do capitalismo. Vive-se uma era em que diariamente os jornais publicam historias de corrupção, como troca de favores, compra e venda de votos, escândalos políticos e desvio de verbas.
Tal preocupação materializa-se na mobilização da população contra falências fraudulentas, escândalos financeiros e políticos, bem como na oposição a posturas antiéticas defendidas por empresas que visam, acima de tudo e fundamentalmente, ao lucro imediato.
Nota-se que a ética é uma questão complexa e universal, atualmente colocada, com urgência crescente, para toda a