historia economica geral
!
!
!
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
!
!
!
!
CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS
!
HISTORIA ECONOMICA GERAL
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
Texto I
!
!
1. A sociedade medieval era essencialmente agrária. A hierarquia social baseava-se nos vínculos que os indivíduos mantinham com a terra; as atividades agrícolas sustentavam todo o sistema social.! !1.2 A substituição do sistema de rodízio de cultura em dois campos pelo sistema de rodízio em três campos foi o avançado tecnológico mais importante ocorrido na Idade
Media. Em verdade, embora ainda no século VIII este sistema já tivesse sido introduzido na Europa, somente por volta do século XI sua utilização se difundiu.!
!
! .3 O sistema primitivo consistia em cultivar a mesma terra durante todo o ano, o que
1
acarretava o rápido esgotamento do solo e, passado algum tempo, a sua inutilização para a agricultura.!
!
! .4 Ja no sistema de rodízio em dois campos, metade da terra, depois de ter sido
1
cultivada no ano anterior, permanecia em pousio para recuperar sua fertilidade.!
!
!
! .5 A cada ano, processava-se um rodízio na utilização dos três campos. E cada campo,
1
alternavam-se as três fazes: no primeiro ano, uma cultura de outono, no ano seguinte uma cultura de primavera, no terceiro ano, repouso.!
2. Vários historiadores tomam o desenvolvimento do comercio como a principal causa da ! desintegração da sociedade medieval, particularmente do seu regime de trocas e de seus costumes.! 2.1 As condições para o desenvolvimento do comercio foram citadas pelas transformacoes econômicas ocorridas no interior da Europa.!
!
2.2 A utilização mais racional da energia e dos transportes tornou possível e lucrativa a concentração da industria nas idades a produção em larga escada e a venda dos produtos em mercados mais amplos e mais distantes.!
!
2.3 As modificações ocorridas