Introdução a Engenharia de Bioprocessos
A Biotecnologia desempenha importante papel na vida do ser humano, pois atua em setores como, indústrias farmacêuticas, de alimentos, de bebidas, e já está presente na história desde os primórdios da humanidade. Na Primeira Guerra Mundial aplicações da biotecnologia podiam ser identificadas, como na utilização de leveduras, também nos registros históricos que contam que na Alemanha, havia a necessidade de grandes quantidades de glicerol para a fabricação de explosivos, desenvolveu então, um processo microbiológico de obtenção desse álcool. Já na Inglaterra produziu em grande quantidade a acetona para o fabrico de munições, essa fermentação contribuiu para o desenvolvimento dos fermentadores industriais e técnicas de controle de infecções.
À medida que o conhecimento era aprimorado já se falava em aplicar os conhecimentos em biologia na transformação da natureza para a obtenção de bens e serviços em escala industrial. Na segunda guerra Mundial houve a descoberta da penicilina em grande escala, e logo depois, a produção de outros antibióticos que contribuíram para a medicina.
Em 1865 Mendel iniciou um novo capítulo que foi a genética, apresentando as leis da hereditariedade. Outros acontecimentos podem ser citados como a determinação da estrutura das proteínas; a descoberta de enzimas de restrição, utilizadas em técnicas para cortar o DNA, nesse momento uma abordagem diferente na biotecnologia surge, possibilitando a interferência direta no genoma do organismo e na alteração em suas características.
A Biotecnologia encontra muitas e diferentes aplicações importantes em vários segmentos, mas suas aplicações na indústria constituem o objetivo principal da chamada Biotecnologia Industrial, e causa grande impacto econômico e social, fazendo com que novas empresas nessa área abram as portas para esse mercado altamente promissor.
Desenvolvimento
Em "Admirável Mundo Novo" (Brave New World), livro publicado em 1932, Aldous Huxley