Introduçao a Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Desde a antiguidade já vem sido utilizados micro-organismos na preparação de alimentos e bebidas. Desta forma, temos que a inovação e o desenvolvimento de novos produtos é uma constante e está presente em nosso dia a dia sem que percebamos. Assim, a biotecnologia busca, através de sua ação, formas que possam contribuir para amenizar ou até mesmo resolver problemas causados pela ação destruidora humana.
Hoje, no mundo moderno, é usada em grande escala pelas indústrias de alimentos e bebidas, na produção de biocombustíveis e no tratamento de efluentes e biorremediaçao.
Com os grandes avanços tecnológicos do mundo moderno, já podem ser cultivados alimentos transgênicos a partir da Tecnologia do DNA recombinante, que é um importante mecanismo de inserção gênica em bactérias, com esse processo é possível produzir diversas substâncias em larga escala.
Na biotecnologia moderna houve avanços na área da saúde com o estudo da Genômica, Transcriptônica, Proteômica e metabolômica, bem como a terapia genica, cultivo celular in vitro e técnicas avançadas de diagnósticos, vacinas e remédios.
Conceitos fundamentais.
As biotecnologias em seu sentido mais amplo compreendem a manipulação de micro-organismos, plantas e animais, objetivando a obtenção de processos e produtos de interesse.
Metabólitos
Um metabólito primário está diretamente envolvido no crescimento normal, desenvolvimento e reprodução. O álcool é um exemplo de um metabólito primário produzido em larga escala industrial pela microbiologia.
Um metabólito secundário não está diretamente envolvido nesses processos, mas geralmente tem uma importante função ecológica. Exemplos incluem antibióticos e pigmentos.
Substrato tudo que será transformado em produto.
Inóculo
Ë uma amostra de material contendo certa quantidade de micro-organismos ,que se multiplicam, aumentando em numero e massa, assim atingindo o nível desejado.
Aspectos de segurança e