História economica geral
CURSO CIÊNCIAS ECONÔMICAS
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
Mariana - MG
Junho, 2011
Trabalho apresentado à disciplina História Econômica Geral, da Universidade Federal de Ouro Preto como requisito parcial para o primeiro período do curso Ciências Econômicas, requerido pelo professor Edgar Leite.
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
Mariana – MG Junho 2011
Conteúdo
[ Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. ]
1. Revolução – Na Indústria, Agricultura, Transporte
Por volta de 1750, inicio-se a Revolução Industrial, com o surgimento da Maquina a Vapor, dando origem a uma nova fase da evolução tecnológica. A primeira fase desta evolução surgiu com o Artesanato onde cada produtor era dono de suas ferramentas, determinava o que ia produzir o tempo e o valor da produção. A segunda fase surgiu com o aparecimento da Manufatura onde existiam fabricas, onde os seus donos controlavam a produção, o tempo e o valor do produto e as pessoas vendiam sua mão-de-obra. Mas com o surgimento da Maquina a vapor em 1776 com os novos princípios do Sr James Watt que revoluciono o sistema fabril, surge à terceira fase. Que foi caracterizado pelo pioneirismo Inglês. A Inglaterra foi pioneira na Revolução industrial por diversos motivos como: ela havia muitas minas de carvão que era a principal matéria prima utilizada na maquina a vapor, ela possuía também um grande numero de trabalhadores desempregados tendo muita mão de obra barata, alem de que possuía uma Burguesia muito rica que podia financiar o surgimento das fabricas.
Esta fase da revolução industrial foi caracterizada pela exploração de mão de obra sendo que havia crianças de dois anos trabalhando, com uma carga horária de doze horas por dia. Os proprietários da fabrica preferiam contratar mulheres e crianças por terem salários mais baixos.
A revolução Industrial teve impacto tanto na Agricultura como no Transporte. Em 1708 surge à primeira maquina de semear