História Econômica Geral
Campus Universitário de Rondonópolis
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Ciências Econômicas – 2° Semestre
Valeria Lucas Bezerra
História Econômica Geral
História Econômica Geral
Capitalismo
O capitalismo surgiu com o fim da era feudal. Quando passamos da idade média para a idade moderna surgiu uma nova classe, que era a burguesia. Os burgueses visavam lucro em atividades comerciais.
Basicamente o capitalismo é um sistema onde os meios de produção pertencem a uma unidade privada. Em que os trabalhadores, que antes no feudo eram os servos, são assalariados. E o Capitalismo também é dividido por classes, onde a maioria é da classe dos trabalhadores, classe C, e uma minoria é a classe dos “senhores”, classe A.
O capitalismo passou por fases:
1ª fase: Capitalismo Comercial – também conhecido como pré-capitalismo. Onde o acúmulo de riqueza era gerado pelo comércio de matérias-primas e especiarias, que não eram encontradas em solo Europeu.
2ª fase: Capitalismo Industrial – teve início com a revolução industrial. O acúmulo de riqueza vinha da comercialização dos produtos industrializados que as fábricas europeias produziam. Havia uma grande utilização de máquinas a vapor que gerava uma grande produção onde os lucros eram cada vez maiores.
3ª fase: Capitalismo Monopolista-financeiro – Iniciou-se no século XX após o término da 2ª guerra mundial e dura até hoje. O que impulsionou o crescimento do sistema capitalista foi o processo de centralização dos capitais. Surgiram então várias Indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais e etc. A concorrência favoreceu as grandes empresas resultando na monopolização de muitos setores da economia.
Algumas pessoas enfatizam a propriedade privada de capital como sendo a essência do capitalismo, ou enfatizam a importância de um mercado livre como mecanismo para o movimento e acumulação de capital, já que um livre mercado é uma consequência lógica da