medida de volumes
1- INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------- 3
2- OBJETIVOS ------------------------------------------------------------- 4
3- MATERIAIS E VIDRARIAS ----------------------------------------- 4
4- PARTE EXPERIMENTAL -------------------------------------------- 5
5- RESULTADOS E DISCUSSÃO ------------------------------------- 6
6- CONCLUSÕES --------------------------------------------------------- 6
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------- 7
Página | 3
1- INTRODUÇÃO:
A execução de qualquer experimento em Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, a maioria muito simples, porém com finalidades específicas. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada. Alguns materiais normalmente usados em laboratório são listados abaixo: (www.passeidireto.com/arquivo/1675658/aula-pratica-i---reconhecimento-de-vidrarias-e-medidas-de-volume).
A) Material de Vidro: TUBO DE ENSAIO: utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala.
BÉQUER: Recipiente com ou sem graduação, utilizado para o preparo de soluções, aquecimento de líquidos, pesagem, deixar substâncias em repouso, etc. ERLENMEYER: Frasco utilizado para aquecer líquidos ou para fazer titulações, uma vez que, sua forma cônica, evita perdas de líquidos por agitação.
PROVETA: Frasco com graduação, destinado a medidas aproximadas de volume.
PIPETA: Equipamento calibrado para medida precisa de volumes de líquidos. Existem dois tipos de pipetas: pipeta graduada (utilizada para escoar volumes variáveis) e pipeta volumétrica (utilizada para escoar volumes fixos de líquidos).
BALÃO VOLUMÉTRICO: Recipiente de precisão calibrado e de volume fixo. Utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. O traço de aferição é uma marca no colo do balão com a qual deve coincidir a