Qualidade em sistemas logísticos
Disciplina: Qualidade em Sistemas Logísticos
Aula-tema 03: Transporte Aquaviário de Cargas.
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Qualidade em Sistemas Logísticos
Aula-tema 03: Transporte Aquaviário de Cargas.
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina de Qualidade em Sistemas Logísticos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Regina Correa de Moraes.
Anhanguera Educacional
2014
Passo 2: Considere o exemplo a seguir e responda às questões:
“Quatro bacias hidrográficas – Madeira, Araguaia-Tocantins, São Francisco e Tietê-Paraná – conectam, de forma multimodal (especialmente a hidroferroviária), cerca de 150 milhões de hectares agriculturáveis, do Brasil Central ao portos de exportação e centros de consumo. Esses longos trechos multimodais, utilizando o caminhão na ponta de origem, conduzem o desenvolvimento sustentado a longas faixas do território nacional, fomentando a agroindústria, o turismo e a agricultura irrigada, além de expandir o transporte energeticamente econômico e financeiramente barato.”
(SANTOS, Silvio dos. Transporte Aquaviário de Cargas. In: VALENTE, A. M. et al. Qualidade e Produtividade nos transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011, p. 124).
1) Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?
As principais características do transporte aquaviário de cargas são a grande capacidade de carga, o baixo custo para grandes distâncias, o transporte de diversos tamanhos e tipos de cargas, possue flexibilidade superior ao transporte hidroviário, porém é lento e necessita exclusivamente de portos/alfândegas para cargas e descargas.
2) Explique como funciona a multimodalidade aplicada