Medidas de volume
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA BACHARELADO
ANDRESSA MONTIEL
ALESSANDRA GOMES
DESIRÊE BORGES
MEDIDAS DE DIVERSOS VOLUMES DE ÁGUA EM
DIFERENTES RECIPIENTES VOLUMÉTRICOS E CALIBRAÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL
2014/1
1. Introdução:
Em trabalhos realizados em laboratórios necessitamos de vários equipamentos para medir os volumes algumas mais de modo grosseiro e outros mais precisos. Os mais precisos tem como classificação de Graduado e aferido onde, o graduado é permitido medir vários volumes, como a bureta, já os aferidos tem uma única medição, como balão volumétrico. Já os menos precisos, onde as medidas são aproximadas de volumes de líquido temos as provetas.
Para realizar a calibração dos materiais volumétricos necessitamos que o material a ser utilizado tem que estar, limpo, seco e tampados, sem tocarmos neles podemos pesá-los . Anotamos a massa do vazio assim pode-se pesar o material com liquido desejado, podendo assim saber qual é o valor real do volume do líquido.
Neste relatório iremos mencionar sobre estes experimentos realizados em laboratório seus erros e as observações obtidas no experimento e os números obtidos na calibração dos materiais.
• Conclusão :
Esta prática forneceu aos alunos um conhecimento muito grande, pois através dos cálculos , conseguimos observar uma série de erros de precisão de volumes no balão volumétrico, bécher e proveta volumétrica.
Foi observado também a margem de erro relativo que foi obtido é menor que o desejado. Assim concluímos que, a técnica de medidas de volumes trabalhadas serviu para uma prática mais cuidadosa e precisa da medição volumétrica.