Medidas de Volume
ENGENHARIA CIVIL
ORIENTADORA: INGRID CAVALCANTI FEITOSA
MEDIDAS DE VOLUME
ARACAJU-SE
2013
ÍNDICE
1 - INTRODUÇÃO
No laboratório as medições volumétricas são efetuadas com diferentes equipamentos, alguns mais precisos e outros não. Nesta prática foram utilizados diferentes equipamentos, que podem ser utilizados para medir volume, com uma análise simples foi possível observar e a precisão na medição varia de um equipamento para outro.
No trabalho de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas e buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Para efetuar tais medidas são empregados vários aparelhos.
2 - OBJETIVOS
Em sentido amplo, o objetivo do presente trabalho é compilar informações que possam possibilitar a todos que a ele tenham acesso, como fonte de pesquisa para o esclarecimento de dúvidas, tornando claro e compreensível as formas de medição de volumes líquidos em equipamentos diferentes e específicos, conhecendo e analisando suas variações de acordo com as vidrarias utilizadas. Em sentido estrito, o objetivo é qualificar os acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção, na disciplina Química lnorgânica, como pré-requisito avaliativo.
3 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. Portanto é necessário para qualquer cientista levar em consideração as limitações e confiabilidade dos dados a partir dos quais são tiradas as conclusões.
Um erro de medida ocorre quando há uma diferença entre o valor