história do tst
Introdução
A intensidade dos trabalhos que começa A.C fez com que vários pesquisadores, evidenciaram os riscos no trabalho. Então veio a necessidade de melhorias nas condições de vida dos operários. Que a partir de então falaremos de como começou a historia da segurança e saúde no trabalho, com relatos, normas, leis, e fundações que hoje visam na melhoria do trabalhador.
A revolução industrial marca o aparecimento de maquinas a vapor, produção de grande escala. Lucro e produtividade, fundamentais em grandes cidades, um novo cenário denominado por chaminés, multidões de trabalhadores, e serio desequilíbrio ambiental.
O cenário das fabricas mostram muitos acidentes de trabalho, sendo ato inseguro ou seguro, com vários tipos de prevenir acidentes com EPIs, equipamento de proteção individuais, daí surgi o trabalho do técnico de segurança do trabalho.
Para entendermos a palavra trabalho surgiu a partir do vocabulário latino tripaliu-denominação de instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu).Desde a antiguidade até a idade media o trabalho sempre esteve aliado a um sentido negativo de castigo e sofrimento.Sabe se que a relação existente entre trabalho-saude-doença já era percebida desde a antiguidade.Porem,somente os escravos trabalhavam(considerados não cidadãos),por este motivo,não havia uma preocupação efetiva no sentido de se garantir proteção ao trabalho,já que a mão de obra era abundante.
A revolução industrial foi um processo importante de grandes transformações econômico, tecnologias e sociais que se inicia em meados do século XVIII na Europa ocidental, mais precisamente na Inglaterra e que revolucionou o modo como trabalhamos e vemos o mundo. Apesar de vários riscos e as atividades serem conhecidas,ate então pouco ou quase nada era feito para combate-los ou reduzi-los.Somente após muitos conflitos e revoltas, começaram a surgir as primeiras leis de