Contabilidade Nacioanal
A contabilidade nacional é o registro estatístico dos principais fluxos de produção e de renda, ela representa as transações internas e externas realizadas de uma economia. A contabilidade nacional pode ter algumas características de uma contabilidade comum que é feita nas empresas, porem a contabilidade nacional foca mais na parte dos agentes econômicos, ou seja, o produto interno bruto, poupança e investimento.
As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos dentro de uma economia, incluindo as transações com outros países. Ela é desenvolvida em um determinado período de tempo, e é um processo muito significativo para a execução da politica econômica, pois a partir dela são tiradas as informações necessárias.
Existem cinco contas básicas que compõem a contabilidade nacional, a conta de produção, representa a identidade entre o produto nacional e a despesa nacional, é onde são produzidos bens e serviços, para o consumo das famílias, é a conta onde é gerado o PIB, conta de apropriação, são os detentores dos fatores de produção, aluguel, renda, juros e lucro, basicamente é a conta que representa como a renda das pessoas é distribuída, cota de capital é a poupança que as famílias, empresas ou o próprio governo fazem. É a origem do dinheiro que comprará os bens de capital e que dará sustentação a bens e serviços mencionados a conta produção, esta conta é ainda resultante de todas as outras inclusive a conta resto do mundo, conta corrente do governo retrata as despesas e receitas do setor publico, e por ultimo a conta do resto do mundo, se resume nas exportações e importações feitas pelo país. São as rendas e mercadorias que entram e saem do país.
Essa parte da contabilidade nacional era realiza pelo centro de contas nacionais do instituto brasileiro da economia da fundação Getúlio Vargas, já hoje em dia o responsável por essa contabilidade é o IBGE. O