Resumo Tst de História
RECONHECER AS IMPLICAÇÕES DO TRATADO DE VERSALHES.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
Os termos impostos à Alemanha, incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre o oceano e sobre o continente africano, e uma restrição ao tamanho do exército. A Alemanha também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.
ANALISAR AS TRANSFORMAÇÕES ECONÓMICAS E SOCIAIS OCORRIDAS APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
A crise económica do pós- guerra caracteriza-se pela falta de produtos e géneros alimentares, pela desvalorização da moeda e pela carestia de vida devido à inflação galopante. Todas as classes sociais sentiram a crise, em especial as que viviam dos seus salários como as classes médias e o operariado. As classes médias são lançadas num processo de “proletarização” progressiva e o operariado passa a viver na mais complexa miséria. Crise economia – a guerra destruiu a estrutura produtiva, falta de produtos, subida dos preços desvalorização da moeda.
EXPLICAR A FORTE DEPENDÊNCIA DA EUROPA EM RELAÇÃO AOS EUA NO TERMO DA