HISTÓRIA DO DIREITO
Conceito:
- História: História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
- Direito: Em sentido comum, é um conjunto de normas para a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma dada sociedade. É o ser humano quem faz o direito e é para ele que o direito é feito.
- História do Direito: Estudo cronológico do Direito como fato empírico e social, resultante da interação humana, ou seja, o estudo das experiências jurídicas do passado, para que possamos viver o presente e planejar o futuro da sociedade.
Objetivos:
- Auxilia na compreensão das conexões que existem entre a sociedade, suas características e o direito que produziu.
- Auxilia ao autoconhecimento não somente pessoal ou social, mas também no exercício de tarefas profissionais.
- Ensina não somente o que o Direito tem “feito”, mas o que o Direito é.
Finalidades:
- Compreender como os determinados momentos históricos influenciaram na organização do direito nas respectivas épocas.
- Entender a evolução do direito no decorrer dos tempos, para poder compreender a dinâmica do direito como ciência.
Breve Relato Sobre a Matéria:
Imaginem-se enquanto advogados ou promotores produzindo uma verdade. (Pois é isso o que eles fazem: eles recolhem dados, selecionam esses dados e os costuram em um quadro explicativo que tem como objetivo tornar-se uma verdade).
A História, enquanto ciência, também faz isso. A História não é imutável, não é um dado absoluto, ela é construída e reconstruída no decorrer do tempo por vários historiadores, por cientistas da história que privilegiam diversos temas e épocas e que, a partir de perspectivas e pontos de vista diferenciados, visam à produção de uma verdade: verdade essa que pode, mais tarde, ser contestada por outros historiadores.
É importante que vocês