Historia Do Direito
INTRODUÇÃO
São de extrema importância os estudos históricos na área do direito, principalmente para repensar e reordenar uma tradição normativa, com o objetivo de analisar criticamente práticas sociais, fontes fundamentais e antigas experiências culturais que no presente, poderão proporcionar a emancipação e a conscientização da história.
Portanto, para que isso seja possível, é preciso reinterpretar as fontes do passado através da interdisciplinaridade e do direito analisado como reflexo de uma estrutura, que pode ser o modo de produção de riqueza, as relações de forças societárias, as representações ideológicas, as práticas discursivas hegemônicas, as manifestações organizadas de poder e os conflitos entre vários atores sociais.
DESENVOLVIMENTO
Alguns juristas questionam o conhecimento dogmático e buscam ter uma visão mais crítica da historicidade jurídica, formada na dialética da vida produtiva e das relações sociais. Assim, os juristas tentam explicar o significado de algumas formas simbólicas, como instituições jurídicas, cultura jurídica e história do direito.
As instituições jurídicas tem reproduzido, ideologicamente, em diferentes épocas e lugares, fragmentos parcelados com a pretensão de não revelar a totalidade, montagens e representações que revelam o discurso jurídico que fundamenta a prevalência da norma, o senso comum legislativo e o ritualismo dos procedimentos judiciais. Elas atuam e coordenam determinados núcleos de ações que tem diversas funções, operadores profissionais e órgãos de decisão.
Deste modo, vemos a importância da incursão teórica sobre alguns momentos do evolução histórica da cultura jurídica, marcada por crises, conflitos, contradições e desigualdades durante o capitalismo neocolonial.
A cultura jurídica é a representação padronizada na produção de ideias, no comportamento e nas instituições de decisão judicial, transmitida e internalizada