Trabalho Radiologia
Buscando um metodo mais especifico de diagnostico, foram produzidos aparelhos de maior potencia e qualidade na intenção de aproveitar melhor a radiação, para isso foram adicionados os computadores ultilizando-os para calculos matematicos a partir da densidade de fotons de raio x.
Ambrose (Neurorradiologista) e Housfild (engenheiro da EMI Ltd.) foram responsaveis por apresentarem um novo metodo medindo a descontinuidade de densidade e assim obtendo a imagem do cerebro. A partir das medidas de transmissão de fotons de raio x em diversos angulos com seus valores obtidos os coeficientes absorvido pelos tecidos eram calculados pelo computador e apresentado em pontos luminosos com variedade de tons (branco,preto e cinza) formando assim a imagem correspondente a uma seção axial do cerebro.
O primeiro Protótipo ultilizando fonte de americio-241 emissor de raios gamas levou 9 dias e o computador levou 150 minutos para processar uma simples imagem, por isso Housfild adqueriu um tubo e um gerador de raio x diminuindo o tempo de aquisição para 9 horas. Após discursão com radiolgistas mais experientes decidiram dedicar a criação exclusivamente para imagens do cranio. Após estudos com cerebro em formol e animais houve o primeiro paciente diagnosticado com o auxilio da maquina concretizando a eficiencia da descoberta. Em 1972, com a introdução de mini computadores mais eficientes o equipamento já comercializado o tempo de aquisiçao de corte já era de 6 minutos e da reconstrução da imagem de apenas 2.
Com o avanço tecnologico foram criados aparelhos posteriores nomeados de segunda, terceira e quarta geração. Modelos helicordeais muito mais rapidos e com melhor definição na imagem no qual consegue adquirir facilmente em poucos segundos todo o volume de um torax, abdome e pelve por exemplo.