Historia do direito
A Historia tradicional, baseia-se nos fatos e acontecimentos ocorridos, onde os protagonistas são os grandes homens que ilustram esses eventos, no progresso da humanidade a historia critica se faz valer destes fatos, para uma analise da aplicação ou não de experiências vividas ao longo da tempo, com intuito de utiliza-los no presente.
A Historia como conhecemos pode ser conceituada como a ciência que conta à evolução da humanidade através dos tempos, com seus fatos políticos, econômicos, culturais e sociais.
No mundo jurídico a historia não poderia ser diferente, visto que, desde que o homem se organizou em sociedade o Direito se fez presente. Pois na historia social o direito sempre foi o regulador que possibilitou que os seres humanos possam viver em sociedade.
Na Historia do Direito sempre foi observado que é com a ciência do passado, que se consegue obter os melhores resultados no presente, na medida em que, em ligação com as ciências humanas se investiga as leis de organização e transformação das sociedades.
Contudo tal realidade não foi dada a devida importância, apenas no inicio do século XIX, tal situação começou a ser repensada e mudada, hoje temos a certeza que é com o estudo do passado que poderemos olhar o presente e o futuro.
1.FICHAMENTO DA OBRA
1.1 INTRODUÇÃO DA OBRA
A evolução do Direito de um modo geral só é entendida com o auxílio da História e do estudo dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a conduta da sociedade que o adotou. A presente obra trata do tema sobre a origem e a evolução das instituições jurídicas do Direito alem de enfocar o nascimento do Direito no Brasil
Em se falando de Brasil, a questão é extremamente complexa, pois como identificar as construções originais do direito no Brasil, ou seja, discutir a relação entre como o Direito Ocidental que veio através de Portugal adentrou em nosso Pais, e como ele foi sendo alterado por nossas contribuições originais.
A uma