História do Direito
Foi na Grecia onde surgiu as primeiras Cidades-Estado, onde cada umas delas tinha suas próprias leis, essas Cidades-Estado era a associação religiosa e política das famílias e das tribos Esparta foi uma das primeiras Cidade-Estado da Grécia surgiu no século IX a.C. O governo (Gerúsia) de Esparta era composto por 28 anciões.
Direito Romano
A importância do direito Romano para o mundo atual não consiste só em ter sido, por um momento, a fonte ou origem do direito: esse valor foi só passageiro. Sua autoridade reside na profunda revolução interna, na transformação completa que causou em todo nosso pensamento jurídico, e em ter chegado a ser, como o Cristianismo, um elemento da civilização moderna.(Von Ihering)
O direito Romano é um dos que mais contribuirão para o direito atual segundo Flávia Lages de Castro : Somos romanos até quando falamos, nossa lingua é filha do latim, somos romanos na nossa noção urbana, somos romanos em nossa literatura, somos romanos mesmo quando tendo uma noção de patriotismo. Somos romanos política e administrativamente. Mas, principalmente, somos romanos quando falamos em Direito, quando fundamos nossa sociedade em um Estado de Direito. Direito esse sistematizado pelos romanos antigos.
Se pegarmos o Codigo Civil que temos hoje e compararmos com o Direito Romano constataremos que oitenta por cento dos artigos do Codigo Civil é baseado nas fontes jurídicas romanas.
O Direito Romano trás como sua definição os preceitos de viver honestamente, não lesar ninguém e dar a cada um o que é seu.