lojas americanas
11
INTRODUÇÃO
O Endormarketing tem como foco a estratégia de crescimento das Lojas Americanas, com a análise realizada em: Historicidade, Recursos Humanos, Cultura Organizacional,
Tecnologia, Comunicação Interna e Marketing.
Desenvolvemos uma análise científica com os temas supra citados, identificando a contribuição do Endomarketing nas Lojas Americanas S.A durante todo seu desenvolvimento.
As Lojas Americanas é uma tradicional rede de varejo, que atua desde o ano de 1929, com a inauguração de sua primeira loja em Niterói no Rio de Janeiro, conta hoje com 473 lojas nas principais metrópoles brasileiras incluindo o Distrito Federal. As Lojas Americanas atua no varejo multicanal, opera com uma cadeia de lojas de departamentos e varejo em todo o Brasil, sendo a sua principal característica desse modelo a garantia de produtos de grandes marcas com preços competitivos em relação a concorrência.
Foi necessário a empresa reavaliar seus métodos de associados internos de acordo com a sua trajetória, ou seja, aprimorando a forma de como seus associados trabalhavam, visando um melhor desempenho e produtividade quanto as atividades. O RH da companhia, visa não somente a contratação de pessoal, mas também da ênfase a formação da pessoa, seja no caráter comum entre os indivíduos da organização, ou até mesmo profissionalmente, pois forma pessoas para a vida. O processo de seleção, dentro do sistema de RH, visa também a contratação de associados que tenham uma visão realista da cultura da empresa e do trabalho que irão realizar.
A cultura dentro das Lojas Americanas proporciona um senso de identidade aos associados, facilita um maior comprometimento, que a diferencia de outras organizações, fornecendo padrões adequados e coesos aos associados e finalmente, orientando e controlando as atitudes e comportamentos de pessoal.
O fator tecnológico