história da áfrica
O sistema colonial Africano
Tema: O sistema colonial Africano
Integrantes:
Sumário
1. A caminho da independência
2. A luta pela independência da África
3. A via pacifica
4. A via armada
5. Guerras separatistas e golpes militares na áfrica
6. A guerra no congo belga
7. A vergonha da apartheid
8. A igualdade de direitos civis
Introdução
O sistema colonial Africano
A caminho da independência
Ao apoderar – se de regiões da áfrica e da Ásia no século XIX as potencias européias tinham por objetivo extrair delas riqueza e fazer das populações nativas consumidores de seus produtos industrializados. Nada fizeram para desenvolver efetivamente essas regiões.
Com o fim da segunda guerra mundial, tanto o governo soviético quanto norte-americano adotaram uma posição critica em relação á presença européia na áfrica e na Ásia. Interessados em atrair os países colonizados para suas esferas de influencia os governos das duas superpotências passaram a defender a autodeterminação dos povos.
Os movimentos nacionalistas da Ásia e da áfrica começavam a crescer.
Em menos de duas décadas a maior parte deles conquistaria a independência de seus países. Em alguns casos, essa conquista seria obtida de forma pacifica; em outro isso só seria possível por meio da luta armada.
A luta pela independência da áfrica
Em 1945, havia na áfrica apenas quatro países independentes: Etiópia, Egito, áfrica do sul e Libéria. O restante dos países estava sobre o domínio de cinco nações européias: Inglaterra, frança, Bélgica, Portugal, Espanha.
Na