Historia de Africa
O presente trabalho com tema A Historiografia Africana, reúne uma serie de abordagem no que diz respeito ao tema em análise. De tal modo que, partindo do pressuposto que uma historiografia é um conjunto escrito de uma época e historiografia africana como a história da história de África remeteu-nos a analisar a historiógrafa africana ao longo dos séculos dividindo em épocas para sua melhor compreensão. Sendo assim, tivemos como objectivo geral; Descrever a historiografia africana e como objectivos específicos analisar e a historiografia africana e identificar as suas fases. Para a concretização do trabalho, foi possível através de consultas bibliográficas tendo como a principais obras a de Joseph Ki-Zerbo com o título “História Geral de África I”: metodologias e pré-historia de África. Brasília: Unesco, 2010
Historiografia africana
Segundo a Enciclopédia Moradora Internacional (1981), “é o conjunto de obras concernente a um assunto histórico ou produção histórica de uma época”.
A historiografia africana é a história da história de África; a maneira como a história africana é escrita e interpretada ao longo dos tempos. Ela visa analisar e avaliar as várias fases pelas quais passou a investigação, o ensino e as formas de abordagem da história de África.
Os primeiros trabalhos sobre a história da África são tão antigos quanto o início da história escrita. Os historiadores do velho mundo mediterrânico e os da civilização islâmica medieval tomaram como quadro de referência o conjunto do mundo conhecido, que compreendia uma considerável porção da África. (KI-ZERBO, 2010).
Evolução da Historiografia africana
Antiguidade
Entre as civilizações da Antiguidade Oriental, desenvolveu-se em África a civilização egípcia. Os egípcios desenvolveram nessa época a escrita hieroglífica, que serviu para fixar o legado religioso que até então era transmitido oralmente (cosmogonias e mitografias).
Ki-zerbo (2010) aventa que África ao norte do Sahara era