Socilogia Resenha 2 Karl Marx
Os estudos de Karl Marx apontaram uma ruptura entre o Positivismo e o Humanismo. A primeira, teoria de Augusto Comte, falava de uma preocupação com a manutenção da ordem capitalista, enquanto Karl Marx elaborou uma crítica radical ao capitalismo, evidenciando seus antagonismos e suas contradições. Além disso, outros três pontos devem ser destacados como fundamentos da teoria de Karl Marx: o movimento socialista europeu, a crítica da neutralidade científica nas ciências humanas e a importante parceria com Friederich Engels. Mas Antes de começar a falar de Karl Max, temos que abordar primeiro o embasamento deste filósofo alemão. As influências teóricas incluem a doutrina idealista de Hegel,o materialismo de Feuerbach, a análise da economia política clássica britânica, representada por Adam Smith e David Ricardo e o socialismo utópico francês, cujos principais expoentes foram Saint-Simon, Louis Blanc e Proudhon.
Para Georg Hegel, a realidade é uma contínua transformação de forma contraditória que se origina no pensamento, tem seu contraditório na matéria e sua existência marcada pela junção de ambos. Esses três processos sucessivos ele chama de tese, antítese e síntese. A esta concepção deu o nome de Idealismo Dialético, criticado duramente por Karl Marx. De acordo com o pensamento marxiano, o sujeito da ação é a própria natureza ou matéria, a antítese seria o homem agindo, gerando a história da sociedade através da execução e transmissão do trabalho, o fator chave.
Ludwig Feuerbach, principal figura da "esquerda hegeliana", criticou o aspecto religioso da Filosofia de Hegel, subistituindo o idealismo pelo materialismo, ou seja, invertendo os fundamentos e trazendo a alienação como resultada da busca de uma relação substancial entre Homem, Deus e religião. Alienação aqui com o sentido de "diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por