SIST CERTIF QUAL INST DE SAUDE
Para o desenvolvimento da competência administração e gerenciamento são considerados indispensáveis o conjunto de conhecimentos identificados para planejar, tomar decisões, interagir, gestão de pessoal. Com ênfase nas funções administrativas, destacam–se o planejamento, organização, coordenação, direção e controle dos serviços de saúde, além dos conhecimentos específicos da área social/econômica que permitem ao gerente acionar dados e informações do contexto macro e micro–organizacional, e analisá–los de modo a subsidiar a gestão de recursos humanos, recursos materiais, físicos e financeiros. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. (BRASIL, 2003)
São finalidades e benefícios da gestão de recursos físicos, EXCETO:
A - a)Assegurar que a programação, projeto, construção e instalação adequadas permitam ao hospital um atendimento eficiente, seguro e econômico.
B - b)Traz orientações sobre distâncias
C - c) Economia de movimentos
D - d)Compactação da unidade de enfermagem
E - e)Melhor agrupamento em relação ao pessoal trazendo: maior eficiência ao serviço, equipamentos, baixa segurança e bem-estar ao paciente.
Exercício 2:
Você foi contratado(a) como supervisor(a) de um setor num hospital há três meses e começou a sentir-se bastante confiante em seu novo papel. Uma das técnicas de enfermagem mais antigas, no entanto, costuma, constantemente, subestimar seu conhecimento. Sempre que você delega alguma atividade a ela não obtém resultados satisfatórios, ouvindo: "Esses meninos chegam da faculdade achando que sabem tudo.” De que maneira você enfrentaria tal situação? O que você pode fazer para melhorar seu relacionamento e tornar sua delegação eficaz? I. Avaliar se esta funcionária é a pessoa mais capaz para realizar a tarefa delegada, se está capacitada a executar a tarefa em termos de competência e disponibilidade de tempo para fazê-lo. II. Avaliar se ela dispõe de motivação para fazer o trabalho e reconhece a importância da