História Cultura CORPO
A cultura medieval foi influenciada principalmente pela igreja católica. Os estilos góticos e românicos foram bem explorados na época. Apesar de grande parte de a população ser analfabeta, a literatura medieval se destacou nos gêneros lírico e filosófico. Ela é conhecida milenarmente por sua diversidade e riqueza, englobando diversos elementos que apresentaremos neste trabalho.
2. As estruturas culturais
A história da cultura sempre foi marcada pelo mesmo caráter etilista da história social e política. A cultura era definida como o intelectual criado por “grandes homens” e também como coisas difíceis de ser entendidas, pois se achava que era necessário certo grau de conhecimento para “compreende-las”.
Então compreendemos cultura como tudo aquilo que o homem encontra fora da natureza ao nascer, tudo o que foi criado consciente ou inconscientemente desde idiomas, instituições, normas até vestes, moradias, ferramentas, ou até mesmo orações, rituais ou símbolos.
A cultura pode ser dividida em algumas categorias, como:
- Expressões de sentimentos:
Literatura;
Arte.
-Domínio social:
Ideologias.
-Controle sobre a natureza:
Técnicas.
-Busca de compreensão do universo:
Filosofia;
Teologia.
Todas elas constituem um todo, uma globalidade, cada uma delas só ganhando sentido em função do conjunto. Por tanto cultura é tudo isso e não uma de suas manifestações isoladas. Porém no caso da Idade Média, para entendê-las precisamos levar em conta três áreas culturais, sendo elas:
A cultura erudita
A cultura intermediária
A cultura “vulgar” ou popular
3. Tipos de cultura
A cultura erudita era a cultura que era ensinada para a elite, era eclesiástica do ponto de vista social. Ela foi conscientemente elaborada e era transmitida formalmente em escolas monásticas, catedrais e universidades. Ela era conservadora e tendia a se fundamentar em autoridades. Uma melhor denominação para essa cultura é “clerical”.
A cultura vulgar era usada para