Influências da cultura greco-romana
Grécia
Atualmente, a historiografia compreende dois modelos destintos de organização social: o modelo ocidental e o modelo oriental. O modelo que nós vivenciamos é o chamado ocidental, essa divisão não geográfica serve para caracterizar duas formas de se entender os seres humanos. Tal modelo, tem seu inicio entre os anos 3 mil e 2 mil antes de cristo,na região,hoje conhecida como península balcânica.
Essa região passa a receber a entrada de dezenas de povos oriundos das regiões orie ntais como Aqueus
Jônios e Dóricos que iniciam um processo de assentamento naquela região formando clãs. Para entender a história da Grécia antiga, é necessário estabelecer uma relação de tempo e espaço entre os registros e os acontecimentos. Período préhomérico.
(1900-1100 a. C)
Período homérico
(1100-700 a. C)
Época de desenvolvimento cretense e minóica. O homem grego como conhecemos ainda não havia surgido.
A história desse período é baseada a partir dos escritos do poeta grego Homero que dentre suas grandes obras destacam-se a Ilíada e a Odisséia.
Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Blaise Pascal
33
Período de obscuridade (1150-800 a.C.)
Período arcaico
(800-500 a.C.)
Período clássico
(500-338 a.C.)
Um período perdido na história pela falta da utilização da escrita.
Surge o conceito de Polis grega, juntamente com a criação do alfabeto fonético e o desenvolvimento urbano e econômico.
Ápice do Império Grego, destacando as cidades estados de Esparta e Atenas. Período marcado por dezenas de guerras internas (Guerra do Peloponeso) e exte rnas (guerras médicas). Período helenístico Período de grande expansão por parte da macedônia fazendo fundir a cultura grega
(338-146 a.C.) com outras culturas orientais.
Tanto em Atenas quanto em Esparta, existiam algumas peculiaridades referentes aos seus modelos políticos que vigoraram e inúmeras ocasiões, são eles:
Tirania: Diferente do conceito atual, a