História da pessoa com surdez ao longo dos tempos
) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?
Pela orientação do MEC, a educação mais adequada para os surdos deve acontecer nas escolas de ensino regular, mais a meu ver não, pois essas escolas não disponibilizam de profissionais para tal função.
Acredito que as escolas especiais tem muito mais capacidade, nelas podemos encontrar professores formados no método LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, fazendo com que esses alunos sejam tratados igualmente, pois são portadores da mesma deficiência, enquanto nas escolas de ensino regular, a inclusão não é feita de maneira total, e muita das vezes esses portadores de surdez sofrem preconceito.
Para que aja integração perfeita desses alunos nas escolas regulares, o MEC, tem que aprimorar e aperfeiçoar profissionais nessa área, LIBRAS, capacitando os mesmos para suprir as necessidades dos surdos.
2) Língua de Sinais ou Oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?
A Oralização é a maneira mais fácil dos surdos se comunicarem com as pessoas normais, mais não a melhor. Não podemos descartar a comunicação por Sinais, acredito eu ser a melhor e indispensável para eles.
Profissionais da área de Libras, também acreditam que os portadores de surdez, devam aprender essa nova técnica, pois hoje ela é considerada como a segunda língua Brasileira, e atinge a maioria dos surdos.
O indivíduo que não escuta, pode muito bem conviver com os que escutam, mais terá maior rendimento junto aos seus, pois ali encontrará profissionais capacitados para ajudá-lo e entendê-lo.